quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Análise do clipe do Funk "MC GRINGO - MONSTRO DJ"






No começo da música ouvimos uma voz sensual chamando pelo MC Gringo, que em seguida começa a cantar a canção.
(Ai, gringo!)
Monstro DJ(x4)

Aqui temos a memorável primeira estrofe dessa obra prima do funk carioca. Gringo começa descrevendo a aparência de Monstro DJ, e a grande atração que as mulheres sentem pelo monstro. Nela podemos encontrar até inversões da ordem canônica das frases, numa clara referência ao parnasianismo que também influenciou o Hino Nacional Brasileiro. Gringo se refere ao miami bass, ritmo precursor do funk carioca, fala sobre a loucura de monstro dj, em inflês, talvez por conta de se chamar mc gringo, decidiu usar esse idioma.
Tanto no clipe quanto na música encontramos várias referências a símbolos nacionais. Desde a bandeira brasileira no fundo do clipe em algumas seções, às cores de monstro dj(azul e verde, com boca amarela no clipe), passando pelo tamborim tocado por MC Gringo, instrumento utilizado no samba, famoso ritimo da terra tupiniquim. Fala sobre o interesse de monstro DJ no funk e em seu comprometimento com o Brasil, em seguida declara quatro vezes o seu comprometimento com monstro dj.

"Azul e verde, a mulherada se perde
com monstro dj eu já fechei
ele toca miami bass monstro dj é muito crazy
no funk ele se amarrou
com o brasil ele fechou
Eu fechei com monstro dj!(x4)"

Aqui temos uma ponte na qual ouvimos uma voz mais grave repetindo a palavra funk, que acredito ser a voz de monstro dj, e também mc gringo sussurrando algo que pode ser funk ou "fuck", que significa foder em inglês, em outra possível referência ao estrangeirismo de MC Gringo.

funk funk funk funk funk funk funk funk funk


Na segunda estrofe encontramos mais referências à loucura de monstro dj e seu extensivo conhecimento do funk carioca. O terceiro verso, acredito que nunca vou entender direito sequer o que se diz nele.

"O monstro dj é muito doidão
sabe mesmo tudo do nosso pancadão
puxa monte mix monstro dj"

funk funk funk funk funk funk funk funk funk


Aqui Gringo canta que se a mixagem for boa o suficiente, Monstro DJ aceita o tamborzão, que é o tradicional atabaque de macumba presente na esmagadora maioria dos funks cariocas. Canta também novamente 4 vezes o principal verso da música.
Na mixagem perfeita, tamborzão ele aceita
Eu fechei com monstro dj!(x4)








Desde o começo do clipe, monstro DJ tem um exemplar do tabloide carioca "Meia-Hora" em sua boca. Ele é conhecido por suas manchetes brilhantes e por sua seção "gata da Hora" que exibe mulheres com corpo avantajado em trajes provocantes. Ao seu lado durante o clipe encontram-se uma dançarina com uma camiseta do próprio jornal, e o próprio MC gringo. Nessa parte do clipe vemos a dançarina, que representa a gata da hora, roçando seu quadril na pélvis de monstro DJ, que em contra partida acaricia seu corpo enquanto responde a pergunta de MC Gringo, utilizando a onomatopéia "nham" que denota o gosto bom que teria a Gata da Hora.


"Que que tu gosta de comer, monstro DJ?
Que que tu gosta de comer?
Ga-ga-ga-ga-gata da hora
Gata da hora
Nham nham nham nham nham nham, quero comer(x2)"


As sirenes abrem alternativa para várias interpretações. Monstro DJ, por se tratar de um monstro, poderia ter comido a gata da hora no sentido literal ou no figurado. Se alguém testemunhasse a primeira alternativa, não hesitaria em ligar para a polícia. Na 2a alternativa, se não fosse consensual, teria ocorrido um estupro, o que também justificaria uma ligação para a polícia. No último verso gringo afirma novamente que fechou, o que pode significar seu comprometimento com Monstro DJ e, conseqüentemente com o Brasil ou simplesmente que terminou seu funk que o fechou.

"(sirenes)
Eu fechei!"


Nenhum comentário: